• Sobre mim mesmo…

    Adolfo Brás Sunderhus Filho é professor de História, Filosofia e Sociologia, que tem um mania de ficar observando tudo a sua volta e quando acha que algo é interessante (ou nem tanto) acaba por escrever por aqui sobre isso...
  • Calendário

    setembro 2010
    S T Q Q S S D
    « ago   nov »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  • Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

    Junte-se a 281 outros seguidores

  • Pessoas!

    • 2,377 pessoas!

Grandes bençãos e alegrias

É incrível como são as coisas, como nossa vida caminha e acontece.

Sempre fui um homem religioso, muito. Mas, como todo homem religioso, passei por momentos de questionamentos a respeito da minha própria religiosidade, a respeito do ser divino e por aí vai. Isso é algo comum na história da humanidade (maniazinha de historiador). Se observarmos todas as pessoas que hoje são tidas como religiosas e tal, elas também passaram por períodos em que questionaram ou não tinha fé alguma na existência de um ser divino ( caso emblemático o de Santo Agostinho, que depois de cético e maniqueísta veio a se converter ao catolicismo e se tornar um dos maiores filósofos da Idade Média e da Filosofia Cristã). Obviamente, guardadas as devidas proporções (pois muito longe estou de ser um filósofo com Agostinho), passei também por um período de questionamento a respeito da figura divina dentra da história e dentro de mim mesmo. Não foram poucas as vezes em que me perguntei, me questionei, a respeito da existência efetiva de Deus (ou dos deuses, até).

Fui criado em um lar católico, mas acima de tudo, um lar cristão. Até meus 16 anos fui muito praticante do catolicismo e depois acabei me distanciando. Aos 18 anos, mais ou menos, tomei contato com outra igreja cristã (Igreja Cristã Maranata), com a qual tive uma grande identificação. Passei a frequentar seus cultos, e fui tomando gosto de suas características e particularidades. Mas, depois, me distanciei novamente, quando fui para a faculdade. Passei a questionar, a não aceitar e até a por em dúvida a existência efetiva de Deus. Foram 4 anos em que questionei, duvidei. Depois, fui retomando, ainda não retomando uma participação efetiva no Corpo da Igreja, mas deixei de questionar, e como mágica, simplesmente minha certeza de que Deus existe e comanda todas as coisas em nossas vidas retornou. E então comecei o que chamo de “ensaio de retorno”, que demorou dois anos para acontecer efetivamente. E aí acho que Deus se “encheu” e tomou as rédeas, e colocou em meu caminho um anjo, maravilhoso, que me mostrou a felicidade plena e me colocou, em definitivo, de volta no caminho que O Senhor tinha reservado para mim.

Hoje, dentro da maturidade que venho alcançando em minha religiosidade, tenho certeza de que Deus tinha total controle sobre tudo que ocorreu em minha vida, e que me guiou até quando eu estava distante dele, em meu pensar e meu agir, pois Ele é misericordioso e quer que seus filhos cresçam e tenham experiências maravilhosas com Ele. E, justamente por isso, por uma experiência fantásrica, maravilhosa, única que tive com O Senhor nesse final de semana, que resolvi colocar aqui, publicamente, essa mini-biografia a respeito da minha trajetória religiosa. Muito ficou de fora, mas tenham certeza: Deus é misericordioso demais em me aceitar de volta em sua Obra, depois de tudo que fiz, de tudo que falei, de tudo que pensei.

2 Respostas

  1. Eu continuo ateu, graças à Deus!

    Até acredito em uma “energia” criadora e que eu receba tais energias para me manter íntegro e no caminho certo. Mas duvido muito destas religiões criadas por nós humanos que a princípio até tiveram algum propósito benéfico para o ser humano. Mas que nos dias atuais servem para outros propósitos como poder, submissão e riqueza (dos poderosos do clero, claro).

    Não é à toa toda as guerras, genocídios, atos terroristas e assassinatos que se cometem (ou se cometeram no passado já que estou a escrever a um historiador) em nome das religiões (todas, sem excessão). Tudo em nome da fé mas que em última análise por questões de poder e riqueza.

    Por estas e outras razões fico à margem. Mas cada um sabe o que lhe vai no coração e das necessidades que tem e da fé que busca.

  2. Muitas novidades ainda virão, muitos momentos nos quais você irá se maravilhar e eu; eu estarei ao seu lado em todos eles e muitos deles também serão os meus!

Deixe um comentário

