• Sobre mim mesmo…

    Adolfo Brás Sunderhus Filho é professor de História, Filosofia e Sociologia, que tem um mania de ficar observando tudo a sua volta e quando acha que algo é interessante (ou nem tanto) acaba por escrever por aqui sobre isso...
  • Calendário

    setembro 2010
    S T Q Q S S D
    « ago   nov »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  • Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

    Junte-se a 281 outros seguidores

  • Pessoas!

    • 2,365 pessoas!

Compartilhando uma preocupação…

Um pensamento me veio a mente hoje, enquanto ministrava uma aula para meus alunos de 7º ano (antiga 6ª série do E.F.), e até compartilhei esse meu pensamento com eles, pois gosto muito de compartilhar minhas indagações com meus alunos, uma vez que passo boa parte do meu tempo com eles, então, tenho de dialogar com eles (e não apenas passar para eles um conteúdo e coisa e tal…). Eles tiveram uma palestra sobre meio ambiente, e desenvolveram um trabalho bem interessante, supervisionados pelo professor de Geografia (e por mim, em alguns momentos0), em conjunto com o 8º ano… Utilizando-se de materiais recicláveis, eles fizeram uma série de brinquedos (carrinhos, tabuleiro de xadrez, etc.) e alguns utensílios (bolsas, lata de lixo, etc.). Depois da palestra, eles tiveram uma aula comigo, e antes de eu passar para eles as diretrizes a respeito de um trabalho que deverão fazer sobre povos indígenas, resolvi conversar um pouco com eles a respeito da sociedade na qual estamos inseridos, na proliferação de lixo, na sociedade do descarte, e etc. (comigo eles estão desenvolvendo o assunto ética). A preocupação que eu compartilhei com eles é que vejo, cada vez mais, a nossa sociedade caminhando para um futuro bem próximo ao que vemos na animação “Wall-E”, na qual uma pequena parcela (não sabemos se existem outras naves além da Axion) da sociedade (e muito provavelmente, privilegiada) saiu do planeta Terra, pois o mesmo estava lotado de lixo. Não só a questão do lixo é preocupante, mas também a falta de convivência entre os indivíduos que vivem na nave é algo que chama muito a atenção (como na cena emblemática em que duas pessoas conversam via monitor holográfico, sendo que estão uma ao lado da outra, e não se dão conta disso).

Muito provavelmente alguns alunos pensaram, mais uma vez, que estou ficando doido e tal. Mas, o que você, leitor, acha dessa situação? A descartabilidade de tudo, desde bens materiais mínimos, até amizades… A crescente poluição… A teoria de que tudo é substituível… Como fica o ser humano frente a isso tudo?

Deixe um comentário

