• Sobre mim mesmo…

    Adolfo Brás Sunderhus Filho é professor de História, Filosofia e Sociologia, que tem um mania de ficar observando tudo a sua volta e quando acha que algo é interessante (ou nem tanto) acaba por escrever por aqui sobre isso...
  • Calendário

    fevereiro 2011
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28  
  • Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

    Junte-se a 281 outros seguidores

  • Pessoas!

    • 2,365 pessoas!

Valores…

Tem algumas coisas que realmente devemos discutir e pensar muito. Alguns valores que consideramos que são universais simplesmente vemos que não são, e justamente por isso que falar em universalidade de valores é algo complexo. Lembro quando converso a respeito de cultura com meus alunos nas aulas de sociologia e aí começamos a discutir a respeito da alteridade e por aí vai, e sempre chegamos em alguns questionamentos que são inevitáveis. Existem realmente valores universais? “Normas” que deveria ser respeitadas por todas as pessoas da sociedade global, superior a suas características sócio-culturais específicas?

Conversando com minha mãe agora há pouco, ela leu para mim um trecho de uma reportagem que fala a respeito de uma escola própria para meninas que a cantora Madonna estava querendo abrir, já há alguns anos, no Maláui, na África. E a mesma simplesmente não pôde ser feita, pois a população, mesmo depois de uma compensação financeira por parte da artista (e não do governo), alegou que por estarem naquela região há muitas gerações não poderiam sair da mesma, o que fez com que a cantora, pelo menos por enquanto, deixasse de lado a intenção de montar a escola. Tudo bem que, como historiador, entendo a questão da valorização que os povos africanos dão ao solo e como o mesmo compõe a identidade da tribo e por aí vai. Mas, e os valores? E a importância da educação para dar a uma geração melhores condições de vida, de formação, de crescimento pessoal, profissional e social? São discussões que não podemos deixar morrer nunca…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s