Julgar?

O susto irremediável de coisas que ainda estão por vir entra em minha mente e a toma de assalto. Penso nas mais diversas coisas e muitas vezes me perco no pensar incessante e louco e, por muitas vezes, sem nexo em tudo aquilo que ainda penso e tenho que agir. Mas, a ação irrefreável é inevitável e agimos assim, meio que por impulso, buscando fazer aquilo que consideramos correto, por mais incorreto que possa vir a parecer aos olhos do outro. Mas, e o que esse outro tem a ver com isso tudo que vem em nossa mente e em nossos atos se não simplesmente julgar? E, quando julga, por que o faz?

Julgar é uma mania que todos trazem incutida em seu viver, em seu modo de agir e de pensar. Julgamos a todo instante, pensando em tudo. Até quando achamos que estamos no máximo de nossa alteridade e do relativismo, mesmo assim julgamos, porque não há como fugir disso. O sonho do antropólogo, do cientista social, era justamente poder analisar sem julgar de maneira alguma, sendo complemente livre de quaisquer preconceitos na hora de sua análise. Mas, pego a pensar em qual contribuição isso realmente teria, e se seria realmente sensato tal posicionamento para a análise e o entendimento do todo que está sendo observado e por aí vai.

É possível tal desprendimento? E se o for, o mesmo realmente é benéfico? Sempre me perguntei isso e acho que devemos nos questionar. Temos que entender e respeitar sempre e deixarmos de ter nossa própria opinião? E ter nossa própria opinião, de certa forma não é um preconceito, daqueles velados e permitidos? E o que vem a ser preconceito? O que vem a ser julgamento?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s