“A serbian film”

Há algum tempo eu venho acompanhando a retomada da censura no país. Até então tal censura estava vindo de forma velada. Os próprios indivíduos estavam agindo de forma reacionária, se colocando contrários a produções televisivas e fazendo emissoras atenuarem suas temáticas (como foi feito na telenovela “Amor e Revolução”) ou até tirá-las do ar (como o que ocorreu com o seriado norte-americano “Lonestar”). Mas, o que vem a ocorrer agora é algo muito mais grave e que nos faz pensar nos tempos da ditadura, na qual havia um órgão censor estatal que agia muitas vezes e limitava a liberdade de expressão nas manifestações artísticas em solo brasileiro.

Há cerca de duas semanas a película “A Serbian Film” foi proibida de ser exibida e teve o processo avaliativa de classificação indicativa suspenso. Motivo: incentivo à pedofilia e necrofilia. Sem dúvida alguma, tais atos são repugnantes e completamente reprováveis dentro da vivência social contemporânea. Porém, a justiça brasileira esquece-se do fato de que os indivíduos são seres pensantes e com direito a liberdade de escolha e que não necessitam de ser limitados ao extremo em seu acesso às obras de arte ou quaisquer outras manifestações possíveis. Independente de quaisquer motivos, a proibição de exibição de uma obra artística, qualquer que seja ela, é um atentado a um direito inalienável do homem, a liberdade.

Para aqueles que quiserem mais detalhes a respeito dessa atrocidade, indico como leitura um texto no blog do crítico de cinema Pablo Villaça – Um filme sérvio e os ditadores do bom gosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s