• Sobre mim mesmo…

    Adolfo Brás Sunderhus Filho é professor de História, Filosofia e Sociologia, que tem um mania de ficar observando tudo a sua volta e quando acha que algo é interessante (ou nem tanto) acaba por escrever por aqui sobre isso...
  • Calendário

    abril 2012
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30  
  • Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

    Junte-se a 281 outros seguidores

  • Pessoas!

    • 2,365 pessoas!

Essência do ser

Partimos de um tudo, em busco de um ponto específico. Corremos fitando o horizonte, para chegarmos em locais próximos de nós. Interessante percebemos como essa situação toda se estrutura em nossa vivência, em nosso dia-a-dia.

O cotidiano é composto de certezas e incertezas, de erros e acertos, de possibilidades e impossibilidades. E, incrível é o quanto nos preocupamos com aquilo que nós é impossível. Não focamos nas questões que estão ao nosso alcance, dentro de nossa realidade.

Pensamos apenas em ter mais, em querer mais. Uma ambição desenfreada, que nos foi incutida pela realidade econômica que vivemos em nossa sociedade. A valorização exacerbada do ter, e ter sempre mais do que tínhamos antes e até do que nos é necessário para viver.

Apartamentos novos, com áreas de lazer imensas, piscinas, parquinhos, churrasqueiras. Carros novos, com ítens de conforto e segurança dos mais variados. Roupas “de marca”, feitas com “tecidos inteligentes”. Computadores e celulares de última geração, com funções das mais diversas. E a mídia, a propaganda, faz com que a sociedade acredite que tudo isso é de extrema necessidade para que venhamos a ser o que somos.

E, então, me lembro de Parmênides e a essência de sua contribuição para a filosofia na antiguidade. Da realidade imutável. Daquilo que nos faz ser. E tento entender porque então valorizamos tanto o sensível na constituição de nossa existência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s